quinta-feira, 21 de maio de 2009

Somos todos cidadãos Brasileiros?



Rm. 13.1,2 e 7


"Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoriadade que não venha de Deus; e as autoridades que há, foram ordenadas po Deus.


Por isso, quem resiste à autoridade resiste `ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmo a condenação...


...Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra."


Ser cristão não nos exime de nossos deveres cívicos e políticos. Aigreja na condição de segmento da sociedade deve ser submissa ao Estado. E sobre esta temática que quero falar um pouco.


Algumas definições:
  • Etado: é a nação politicamente organizada, ou uma coletividade organizada para fins de governo, e a política é a arte de bem governar e administrar;
  • Pátria: "A pátria não é ninguém: são todos... não é um sistema e nem uma seita, nem monopólio, nem uma forma de governo, é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da lei, da língua e da liberdade." Rui Barbosa

Paulo tinha plena consciência de que era um cidadão romano, mesmo após aceitar Jesus como Salvador e tornar um cidadão do céu. Isto não fazia dele um anarquista, vivendo uma libertinagem sem compromisso. Quando indagaram o Senhor Jesus acerca do imposto da época Ele já foi logo providenciando o pagamento (Mt17.24-27), o que nos mostra a total submissão de Jesus às autoridades constituidas. Toda autoridades foram 'ordenadas' por Deus, mas isto não quer dizer que as autoridade estão fazendo só o que é certo, observe o exemplo de Jesus quando recebeu um recado de que Herodes queria O matar, o qual respondeu: "Ide dizer àquela raposa: eu expulso demônios, e efetuo cura hoje e amanhã e no terceiro dia terminarei." Lc 13.32, olha que Jesus não deixou de defender o que pregava em submissão à autoridade, e também demostrou que é uma outoridade muito superior àquela, demostrando com fatos, e que não sairia dali enquanto não terminasse o serviço. Os apóstolos foram presos por causa da pregação do evangelho, mas isso não fez deles uns anarquistas, eles estavam cumprindo uma missão de uma autoridade superior, "Por isso vos digo: Dai de mão a estes homens, deixai-os, pois se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, mas se é de Deus, não podereis desfazê-la, para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus." At 5.38-39, observe que as autoriades do Estado sabia muito bem que não poderia enfrentar uma autoridade superior.

O cristão tem que ser um cidadão cumpridor de suas obrigações cívicas e politicas, mas se por qualquer motivo isso vier a confrontar com a verdade o evangelho, faremos como os apóstolos, defenderemos a verdade, nem que pra isso tenhamos que morrer. Ou nós acreditamos no que pregamo ou nossa mensagem é vã.

Sejamos brasileiros apaixonados pelo nosso país, mas não deixamos de defender a verdade que salva!

Pb. Mágdiel Martins Ramos Professor da EBD



3 comentários: